Adsense

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O Que é Aquela dor no Lado do Abdôme?

A dor aguda na região abdominal durante o exercício é um dos episódios mais desagradáveis e efetivamente limitantes da continuidade de uma atividade física. Este fato também conhecido por vários outros termos caracteriza a famosa dor no flanco ou na lateral e é um adversário difícil de ser enfrentado.


Suas causas tem sido objeto de vários estudos ultimamente, e apesar de algumas dúvidas ainda existentes, novas informações têm surgido na literatura científica. Um fato já está absolutamente esclarecido: o "vilão" responsável pela dor já está identificado. Trata-se do músculo diafragma. A questão é esclarecer exatamente como o diafragma é prejudicado em sua função durante o exercício a ponto de ter uma restrição de fluxo sanguíneo e provocar essa dor.


Um aspecto já foi esclarecido há algum tempo e diz respeito à ingestão de alimentos ou líquidos de difícil esvaziamento do estômago em espaço de tempo muito curto em relação ao início do exercício. Isto provoca a existência de conteúdo no estômago durante o exercício, o que prejudica o diafragma que passa a encontrar uma resistência ao seu movimento durante uma respiração mais profunda . Esta resistência provoca a dor.


Ultimamente alguns estudos têm evidenciado outro fator na origem dessa dor. O fator determinante seria uma alteração postural durante o exercício, particularmente durante a corrida. Essa situação seria decorrente de uma deficiência de ativação da musculatura lombar levando a uma mudança na posição da pelve, também aqui prejudicando a função do diafragma. Em outras palavras, o diafragma paga o preço da falta de fortalecimento dos músculos lombares.


Portanto, para evitar a dor no flanco as recomendações são:

- Evite a ingestão de alimentos de difícil esvaziamento do estômago pelo menos duas horas antes do início do exercício. Dê preferência à líquidos com baixo teor de carboidratos.

- Procure ajuda profissional para fazer um trabalho de fortalecimento muscular adequado, que inclusive além de prevenir a dor no flanco irá contribuir para prevenir lesões.


Fonte: Eu Atleta - Turíbio de Barros
Fotos: Internet

Nenhum comentário: