Adsense

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Azeite ou Óleo de Coco?

Os dois são ótimos, mas é preciso saber usar!


A utilização de azeite e do óleo de coco pode ser benéfica à saúde se for feita com moderação e de acordo com o tipo de preparação, o aquecimento está relacionado ao processo de oxidação dos óleos e formação de radicais livres prejudiciais à saúde.

Resultado de imagem para "oxidação dos oleos" "radicais livres"

Toda gordura possui valor energético elevado e se ingerida em excesso contribui para o ganho de peso, portanto deve ser usada com moderação. Possuem quase a mesma quantidade de gordura e valor calórico, mas diferem no tipo de gordura. Qual a diferença entre o óleo de coco e o azeite?

Resultado de imagem para óleo de coco x azeite

Óleo de coco

É extraído, normalmente, a frio da "massa do coco". Quanto maior o grau de saturação mais dura é a gordura, entretanto o óleo de coco é uma exceção por ser fonte principalmente de ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média, que pode ser conservado por longos períodos sem necessidade de refrigeração. É resistente à oxidação não enzimática e a temperaturas mais elevadas do que outras gorduras.

Resultado de imagem para extração do óleo de coco

Diferentemente das demais gorduras saturadas, os ácidos graxos de cadeia média são rapidamente absorvidos no intestino, transportados pela veia porta para o fígado, onde são rapidamente utilizados como energia. Não participam do ciclo do colesterol e não são armazenados no tecido adiposo.

Resultado de imagem para óleo de coco colesterol

Estudos demonstram benefícios na utilização do óleo de coco:
- ação antiinflamatória
- redução na circunferência abdominal
- aumento da resposta imunológica contra microorganismos como vírus, bactérias e fungos
- fonte de vitamina C e vitamina E, tendo ação antioxidante

O sabor do óleo de coco é bem característico e adocicado, entretanto, recentemente a indústria alimentícia produziu óleo sem sabor para não alterar o sabor original do alimento. É mais resistente à temperatura elevada que o azeite, podendo ser indicado principalmente em preparações em forno como assados e bolos. Lembrando que uma colher de sopa fornece em média 13g de gorduras e 117 calorias, além de possuir alta densidade calórica.

Resultado de imagem para óleo de coco circunferencia abdominal

Em relação aos demais tipos de gorduras saturadas, o ácido láurico apresenta maior poder em elevar LDL-colesterol, bem como o HDL-colesterol. Apesar de estudos mostrarem redução da relação LDL: HDL, aumento do HDL-C (protetor cardíaco) e redução da circunferência abdominal em grupos que utilizam óleo de coco.

Outros estudos comprovam seu efeito hipercolesterolêmico - grupos tratados com óleo de coco apresentaram aumento significativo do LDL e triglicerídeos. Mais estudos são necessários para definir a quantidade segura a ser consumida.


Azeite de oliva

É obtido através do esmagamento e prensagem da azeitona, contém em sua composição maior quantidade (em torno de 80%) de ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9). Possui potente efeito antioxidante por ser excelente fonte de vitamina E, Vitamina A, Vitamina K, compostos fenólicos e flavonoides. Composição: 1 colher de sopa contém 14g e 126 calorias

Resultado de imagem para esmagamento da azeitona

Estudos clínicos demonstram vários efeitos benéficos na utilização do azeite:
- contribuem para redução dos triglicerídeos e aumento do HDL colesterol.
- melhora na sensibilidade e resistência a insulina.
- O uso moderado de gorduras monoinsaturadas também tem efeito positivo na redução da pressão arterial
- redução de risco cardiovascular
- excelente ação para o bom funcionamento intestinal
- prevenção do envelhecimento celular
- combate aos radicais livres
- retardo da perda da óssea

Resultado de imagem para vantagens do azeite

Os tipos de azeites:
Azeite de oliva extravirgem: É obtido da primeira prensagem a frio em temperatura ambiente.
Quanto maior a quantidade de “gorduras boas”, menor será a acidez, este azeite possui acidez máxima de 0,8%. Possui o sabor e aroma mais acentuado e maior grau de pureza, tendo a maior quantidade de antioxidantes. Não deve ser utilizado para cozinhar os alimentos, pois perde suas características de sabor e odor. Utilizar em alimentos já prontos.

Azeite de oliva virgem: Obtido da segunda ou terceira prensagem da azeitona. Possui acidez máxima de 2%. Melhor uso culinário.

Azeite de oliva refinado: Quando o azeite de oliva apresenta uma acidez muito elevada (maior que 3,3%), é submetido a um tratamento para neutralizar o excesso de acidez, sendo então classificado como Refinado e tendo acidez final de no máximo 0,3%. Já utiliza algum tipo de solvente. Perde parte dos compostos antioxidantes

Azeite de oliva: Mistura de azeite refinado e de azeite virgem ou extra virgem, não possui a mesma composição e benefícios que o extra virgem, mas é um bom azeite principalmente para cocção.

Resultado de imagem para tipos de azeite

Podemos usar azeite de oliva para cozinhar?

Pode ser usado para cocção de alimentos em água como cereais (arroz), leguminosas (feijão, soja) e hortaliças (verduras e legumes). Apresenta boa resistência às alterações químicas e físicas, não ocorrendo a oxidação das moléculas de gorduras em temperaturas até 170º C, não perdendo seu efeito protetor de ácido graxo monoinsaturado. A temperatura de cocção em sistema aberto (100ºC) ou fechado (pressão a 120ºC) é insuficiente para oxidação das moléculas de ácidos graxos. Indicação de uso em preparações frias como saladas, acrescentar já na comida no prato, em refogados e ensopados. Não deve ser utilizado para fazer “frituras”.

Resultado de imagem para azeite para frituras não

Recomendações para preparações de alimentos: não frite; dê preferência a preparações assadas, refogadas, cozidas e "grelhadas"; utilize um pincel para "untar" panelas e alimentos para reduzir o consumo de gorduras.


Fonte:
CRISTIANE PERRONI
Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.

sábado, 27 de agosto de 2016

Almoço Delícia aos Três Queijos

Nada como um almoço bem gostoso em família ou com amigos, não é mesmo?
Pensando nisso, resolvi publicar uma receita que recebi da minha cunhada, a Nilda, lá de Presidente Prudente, que é ótima na cozinha!!!!

Vejam esta receita:

Resultado de imagem para delícia aos tres queijos

O que você vai precisar:

- 3 batatas cortadas em fatias grossas
Resultado de imagem para batatas e cenouras cortadas cruas
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas
Resultado de imagem para cenouras cortadas cruas
- 1 maço de brócolis ninja
- sal
- Manteiga par untar
- 300 g de palmito cortado em rodelas (um vidro)
Resultado de imagem para palmito
- 1 xícara de chá de queijo emmenthal ralado
Resultado de imagem para emmental
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

E para o molho:

- 1 xicara de chá de requeijão cremoso
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal e noz moscada a gosto

Como Fazer:

Cozinhe as batatas, as cenouras e o brócolis em água e sal até ficar na consistência "al dente".
Escorra e reserve.

O Molho:

Aqueça a manteiga em uma panela em fogo médio, e frite a farinha, sempre mexendo, até engrossar.
Acrescente o requeijão, tempere com sal e a noz moscada. Reserve.

Resultado de imagem para molho quatro queijos


O Preparo:

Em um refratário untado com a manteiga, coloque os legumes cozidos e o palmito, temperando com sal a seu gosto (não exagere).
Polvilhe com a metade dos queijos e cubra com o molho, que acabamos de fazer.
Polvilhe o restante dos queijos e leve ao forno em temperatura média, pré aquecido, por 10 minutos para gratinar.

 Resultado de imagem para batata quatro queijos

Agora é só enfiar o pé na jaca, pois é bom demais!!!!!


Obrigado pela receita, Zenilda!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Consuma Adoçantes com Moderação


Estévia, sucralose e xilitol substituem açúcar e adoçantes mais tradicionais





Cresce o número de pessoas com alterações metabólicas, como diabetes, resistência à insulina, obesidade e com dificuldade para controle de peso, sendo benéfica a redução na ingestão de açúcares substituindo por adoçantes. O consumo de adoçantes deve ser moderado. É preciso treinar o paladar para cada vez adoçar menos as preparações e aproveitar o sabor natural dos alimentos. 



Outra dica é variar o tipo de adoçante. Os edulcorantes (adoçantes) artificiais que se destacam na indústria são o aspartame, a sacarina sódica, o ciclamato de sódio, o acessulfame-k e a sucralose.


Entre os edulcorantes naturais destacam-se a frutose, o manitol, o sorbitol, o xilitol e estévia. Dê preferência ao uso de adoçantes naturais, entretanto a sucralose (adoçante artificial) também vem sendo indicada e é segura.



Confira os três tipos de adoçantes mais indicados:

Estévia
Uma alternativa ao açúcar e aos tradicionais adoçantes artificiais. É 100% natural, obtido de uma planta conhecida como stevia rebaudiana, que é nativa da América do Sul. Não possui calorias e adoça 300 vezes mais do que o açúcar sem ser metabolizado pelo organismo. Tem estabilidade em altas ou baixas temperaturas podendo ser utilizada na culinária. Recomendação de ingestão diária aceitável: 5,5 mg/kg de peso


Sucralose
Elaborada a partir da molécula da sacarose modificada em laboratório. Essa modificação diminui o seu potencial energético, tornando-a uma substância não calórica. Seu poder de adoçar é 600 vezes maior que a sacarose, não possui sabor residual e sua estabilidade em altas temperaturas é uma de suas principais características. A ingestão diária aceitável da sucralose é de 15 mg/kg.


Xilitol
É um adoçante de fonte natural que possui o mesmo poder adoçante do açúcar, mas com quase metade das calorias. Pode ser utilizado tanto na culinária como no dia a dia. Não provoca cáries e possui baixo índice glicêmico, sendo indicado para diabéticos, grávidas e crianças. O sabor produz um efeito refrescante na boca quando em contato com a saliva.

Ao contrário dos açúcares, não depende da insulina para ser metabolizado pelo organismo, sendo bem tolerada sua utilização por indivíduos diabéticos ou com resistência à insulina. É absorvido no fígado e intestino. O fígado possui inúmeras enzimas capazes de metabolizá-lo e convertê-lo em energia.


No intestino sua metabolização é mais lenta. Toda glicose proveniente da ingestão do xilitol é armazenada no fígado na forma de glicogênio e liberada gradativamente na corrente sanguínea, não promovendo aumento significativo de glicose no sangue.

Devido sua alta estabilidade química e microbiológica, funciona como conservante de produtos alimentícios, proporcionando resistência ao crescimento de microrganismos e prolongando a vida de prateleira dos produtos (maior validade). Muito utilizado em gomas de mascar, balas, doces em compotas, chocolates, geleias, sobremesas e na produção de creme dental e em soluções para lavagem bucal.

Possui grandes benefícios para a saúde bucal, prevenindo a incidência de cáries dentárias e estabilizando ou reduzindo a sua formação. É utilizado para adoçar bebidas e também para preparar doces em geral, por possuir estabilidade em alta temperatura. A proporção de uso do xilitol é a mesma do açúcar (1 para 1), mas não deve ultrapassar o consumo diário de 60g por dia para não causar efeito laxativo.


Fonte: CRISTIANE PERRONI. Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Leite Fermentado Caseiro

Você ou seus filhos amam Yakult?
Que tal não precisar esperar pela "Moça do Yakult" e fazer você mesmo?
É bem fácil e rápido; fica pronto para beber de um dia para o outro!



O Que Você vai Precisar:

- 1 litro de leite desnatado

- 2 potinhos de Yakult


- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo para a calda


- 3 colheres de água para a calda
- 1 Garrafa de vidro mais grosso

Antes de começar a preparar a recita, esterilize a garrafa e os utensílios que for usar.

Como Fazer:

Leve o leite ao fogo médio em uma panela até que comece a sair vapor.
Despeje-o na garrafa e espere esfriar um pouco. Para saber se esfriou o suficiente, envolva a garrafa com suas mão. Se conseguir segurar por 10 segundos, é sinal que está no ponto.

Adicione o conteúdo dos dois potes de Yakult, fache a garrafa e agite bem para misturar.

Esta mistura deve ser guardada em algum lugar mais quente por 13 horas.


Para saber se ficou bom, utilize o olfato: Cheiro de iogurte: Perfeito!!!
                                                                  Cheiro de azedo: Não deu certo!!!
Agora coloque a garrafa na geladeira para ficar bem gelado!

Como Fazer a Calda:

Junte a água e o açúcar mascavo em uma panela e leve ao fogo baixo até formar a calda.


Agora é só misturar a calda ao leite fermentado, e...... Voalá!!!!!


Aproveitem com Moderação!!!!


Fonte: CAIO NOVAES

sábado, 6 de agosto de 2016

Petiscos Rápidos e Fáceis

Vai receber amigos para jogar uma conversa fora?
O que servir a eles? De novo umas fritas ou aquele amendoim torrado? É gostoso, mas que tal variar um pouco?

Veja sugestões diferentes:


GUACAMOLE COM NACHOS

Se quiser dar um trucão de petiscos mexicanos o guacamole é a sua melhor opção. Passou na vendinha e conseguiu um abacate? Agora é só picar uns tomates e temperar com alho, cebola, coentro, limão e sal. Não se esqueçe de passar no mercado pra pegar uns pacotes de nachos!


BRUSCHETTA DE MUSSARELA

Hummmm! É simples mas é uma delícia e mais fácil de fazer impossível. Vai pão italiano, mas se você não quiser sair pra comprar é só usar as sobras de pão que tem em casa. Queijo, que pode ser prato ou mussarela, tomate e orégano. Coloca no forno por alguns minutos e seu petisco está pronto.



PATÊ DE GORGONZOLA

Para seus amigos amantes de queijo ficarem babando. Seu único trabalho vai ser usar um garfo pra amaçar o gorgonzola e misturar com um pouquinho de maionese, pra dar liga, e muito azeite. Ótimo para comer com torradinhas!



CROUTONS

Cansou do amendoin? É só pegar várias fatias de pão de forma, corta em cubinhos e refogar com um pouco de margarina e ervas como como salsa, manjericão e orégano. Mas se você achar que vai ficar muito gordo, coloque no forno que também fica uma delícia! No final, polvilhe queijo ralado ou parmesão.



PATÊ DE CREME DE CEBOLA

Mais fácil que isso impossível! Mesmo se você for uma pessoa que não manja nada de cozinha vai saber fazer. Pegue a uma lata de creme de leite e um um pacote de sopa de cebola que você tem no armário e misture-os. Sirva com umas torradinhas ou pão fresco. Não tem erro!



BATATINHAS

Sabe aquelas batatas bolinhas irresistíveis? Compre um monte delas, lave bem, mas não tire a casca. Dê um banho de azeite nas redondinhas e coloque no forno por uns 20 minutos. Não se esqueça de mexer de vez em quando. Assim que elas estiverem assadas, tire do forno e tempere com alecrim e sal.



MINI SALSICHAS

Essa também não tem erro. Compre um frasco de um frasco de mini salsichas, tomates cereja e mussarela. Depois, é só cortar uns palitos de churrascos no meio e colocar essas delicias intercaladas. Mas nada impede de você usar os ingredientes que tem em casa e mudar a receita. Não se esqueça de ter uma boa mostarda em casa!

 


ESPETINHOS DE FRIOS

Mas não vai achando que é qualquer frio não. Você vai tirar o escorpião do bolso e comprar uma bela de uma peça de queijo gouda, várias fatias de presunto cru e pesto. Enrole o gouda com meia fatia de presunto cru, coloque um pinguinho de pesto e espete em um palitinho. Já era!



PALITINHOS

O único trabalho que você tem aqui e cortar a cenoura e o pepino em tirinhas, nem muito finas nem tão grossas. Daí faça uma mistura de azeite, sal grosso, limão e se quiser um pouquinho de vinagres balsâmico.



Agora é só se divertir com uma boa conversa e uma bebidinha!!!!