Adsense

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Venenos Que Ingerimos sem Perceber

Sabiam que nós brasileiros consumimos cerca de sete litros de agrotóxicos por ano?




É normal pensarmos que frutas, legumes, grãos, cereais e outros alimentos naturais são um banquete de saúde, nutrientes e vitaminas que se transformam em mais saúde para o corpo. 
Mas.....Se não fosse a presença de ingredientes adicionados à grande maioria deles ainda na terra: os agrotóxicos.


São substâncias químicas usadas indiscriminadamente em nossa agricultura a tal ponto, que há quase dez anos, o Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos para manter as pragas longe das lavouras, de acordo com dados do Ibama.

Resultado de imagem para agrotóxicos ibama ranking
Consume de Agrotóxicos no Brasil (Ibama)

Se de um lado o agronegócio progride com a garantia de colheitas sem prejuízos, por outro nos tornamos consumidores de substâncias desconhecidas, muitas delas consideradas, inclusive, cancerígenas. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz estima que cada brasileiro consome cerca de 7 litros destes venenos por ano.

A ESALQ (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz)  constatou que muitos dos venenos estão presentes na mesa dos brasileiros. Na tabela publicada acima, pode se ver os campeões no uso!!

Qual é a Saída?


São os alimentos orgânicos, cultivados totalmente sem defensivos agrícolas, mas que infelizmente ainda são mais caros que aqueles contaminados.


Além de comprar estes alimentos em mercados especializados, se você tiver um pouco de espaço e vontade, vai poder cultivá-los em casa também, como podem ver abaixo:


 

Nenhum comentário: